sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Manifestação de estudantes no último dia das eleições - APG 2010

O último dia de votação para as eleições da Associação dos Pós-Graduandos-APG da PUC-SP, 28 de agosto, sábado, que também seria o da apuração dos votos, foi marcado pela manifestação de estudantes dos cursos de lato sensu juntamente com os membros da chapa Diversidade em Ação, no campus Monte Alegre. O motivo foi o impedimento imposto a esses alunos de votarem no próprio campus onde assistem às aulas, decisão da presidência da comissão eleitoral, que pretendia concentrar a votação desses estudantes no campus Consolação (Cogeae). Em consequência, os estudantes reagiram, exigindo que seus votos fossem recebidos na urna do Monte Alegre. No final da manhã, membros da chapa APG-Integração Ativa, associada à atual diretoria, apresentaram pedido de impugnação da urna à mesária da sessão, funcionária da APG, Iara Teixeira. Esse gesto provocou indignação nos estudantes e a apuração acabou não ocorrendo.
Após o encerramento da votação, às 13h30, os estudantes se concentraram em frente à sede da Associação para acompanhar a apuração, já cientes da possibilidade de invalidação de seus votos. Enquanto isso, o presidente da comissão eleitoral, professor Antônio Arruda, e dois membros de cada chapa concorrente reuniram-se para encaminhar o procedimento da apuração. Nesse momento, tanto os membros da Diversidade em Ação quanto os estudantes concentrados desejavam que a reunião fosse aberta ao público. Todavia isso não ocorreu.
Na sequência, as manifestações prosseguiram com discursos e a leitura do pedido de impugnação feito pela APG-Integração Ativa, o que provocou revolta nos estudantes pelos termos utilizados. O documento desvalorizava tanto os estudantes quanto os professores que lhes prestaram solidariedade, chamando-os de “supostos alunos” e “supostos professores”, sugerindo não haver legitimidade na participação daqueles votantes.
Em abaixo-assinado, os manifestantes solicitaram impugnar todo o processo eleitoral e destituir a atual diretoria da APG e a comissão eleitoral.

Evasão – Por volta das 16h00, o assessor da pró-reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, Mário Augusto Fontes, acionado, segundo ele, pela segurança, compareceu ao local para intermediar o conflito. Ele pretendia promover uma reunião com as partes envolvidas na questão, porém, ao deixarem a sala da APG, o presidente da comissão eleitoral e os membros da chapa APG-Integração Ativa evadiram-se do prédio da PUC. Diante disso, o professor Fontes reuniu-se com os estudantes, recebeu três atas apresentadas pela chapa Diversidade em Ação contendo um histórico dos fatos relacionados ao processo eleitoral e acertou a realização de uma reunião nesta segunda-feira, 30 de agosto, com um grupo de representantes dos pós-graduandos. Além disso, Fontes prometeu a instauração de uma sindicância para apurar os procedimentos das eleições da APG 2010.

Cronologia dos fatos
9h40 – Estudantes dos cursos de lato sensu do campus Monte Alegre chegam à sessão eleitoral, no 4º andar, para votar e são informados de que só poderiam votar no prédio do Cogeae (campus Consolação).
10h – Inicia-se a manifestação dos estudantes com apoio de alguns professores do lato sensu. Os alunos começam a votar.
Final da manhã – Membros da chapa APG-Integração Ativa entregam pedido de impugnação da urna da Monte Alegre.
Por volta de 14h – Comissão eleitoral chega ao prédio da Monte Alegre com a urna da sessão do Cogeae para encaminhar os procedimentos da apuração e se depara a manifestação dos estudantes. Discursos de protesto são proferidos. Os alunos pedem à comissão eleitoral que preste esclarecimentos sobre a possível impugnação da urna. Os membros da comissão e das chapas concorrentes, reunidos, permanecem no interior da sala da APG. Em seguida, saem os representantes da Diversidade em Ação. Os demais ficam na sala.
Por volta das 16h – Chega o assessor do pró-reitor Mário Augusto Fontes ao prédio da Monte Alegre. Os membros da comissão eleitoral e representantes da chapa APG-Integração Ativa recusam-se a prestar esclarecimentos e deixam o prédio da PUC pelo elevador do 4º andar.
Na sequência – O professor Fontes reúne-se com os estudantes, recebe documentos e promete instaurar sindicância para apurar o processo eleitoral.

Confira algumas fotos do dia


Manifestação de estudantes dos cursos de lato sensu em frente à APG.


Leitura do documento em que a chapa APG - Integração Ativa solicita impugnação da urna do campus Monte Alegre.


Leitura de documentos recebidos pelo assessor da pró-reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, professor Mário Augusto Fontes.


Recebimento de documentação pelo assessor da pró-reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, professor Mário Augusto Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário